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Exportações de cerâmica subiram 20% em quatro anos

Os números animam a indústria nacional de cerâmica que conseguiu superar os mil milhões de euros em volume de negócios no ano passado, crescendo assim 36% face a 2012. Um cenário otimista extensível às exportações, que subiram 20%, para 700 milhões, no mesmo período.

O setor “vive um momento muito simpático em todos os subsetores”, comentou José Sequeira, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER). E, para isso, “contribui a recuperação do mercado da construção e reabilitação, bem como o design, inovação e requinte na área da decoração”.

Se as dinâmicas alcançadas “criam ânimo”, José Sequeira também ressalva que é preciso “cautela, porque as feridas recentes da crise deixaram marcas em muitas empresas”. No subsetor da construção, “os dados começam a ser positivos com o arranque de novas obras e ainda com a reabilitação”.

É nesta área, que o presidente da APICER refere que “as empresas nacionais são fortes, modernas, evoluídas e inovadoras, capazes de trabalhar para o mercado exterior, os 28 países da União Europeia e ainda China e EUA”. Já no subsetor da decoração, “praticamente, cerca de 90% é para exportação.

O requinte da intervenção humana é uma mais-valia”, diz. Além disso, salienta que a indústria respeita “totalmente as regras internacionais de segurança”, ou seja, não utiliza “qualquer matéria prima que possa prejudicar a saúde”.

José Sequeira lembra que “Portugal tem um longo know how na cerâmica de excelência. Alguns produtos de algumas empresas são obras de arte, que transmitem emoções, acompanham a moda e a criatividade, contando histórias”.

E é um pouco dessa cultura que a associação tenciona levar, de hoje e até quarta-feira, ao mais importante certame de design comercial da América do Norte, a Neocon, em Chicago, com a “Ceramics – Portugal does it better”. “É uma aposta na internacionalização e promoção do setor”, diz José Sequeira, lembrando que o grande produtor é a China. “Mas não é com esse mercado que competimos, quer pela dimensão, quer pelos produtos, os nossos são de alta qualidade”.

A cerâmica nacional chega a 163 mercados externos. Os EUA são o 3.º destino das exportações (9,6%), a seguir à França e Espanha. Na cerâmica utilitária e decorativa, são o 1.º mercado.

Fonte: Global Cerâmica

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